quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Por uma vida mais organizada - Revista Dona & Cia

Por uma vida mais organizada

Só é possível dar conta de todos os papéis (como mãe, profissional, esposa, dona-de-casa) organizando a agenda e com muita disciplina. Tem um tempinho para conferir?

Por Daniela Talamoni


Listar as tarefas em uma agenda para dividir seu tempo faz toda a diferença para sua vidaNós, mulheres modernas, quisemos aproveitar ao máximo o direito de ser mãe, chefe de família, profissional, líder engajada e, de quebra, ser amada, feliz, bonita em qualquer idade... Mas pagamos caro por essa escolha.
Contagiadas pela chance de realização em todos os aspectos, abraçamos tudo e esquecemos de um obstáculo: o tempo – ou melhor, a falta dele – para assumir todos esses papéis. Resultado: apesar destas conquistas, hoje há um clima geral de insatisfação no universo feminino.

Uma amostra desse dilema foi registrada por uma pesquisa feita com 4.200 internautas e coordenada pelo especialista em produtividade pessoal e empresarial, Christian Barbosa, de São Paulo. Com idade média de 34 anos, 93% das participantes revelaram que trabalhava e mais de 40% eram casadas e tinham filhos.

Quanto a maneira como lidavam com os compromissos no dia-a-dia, 58% assumiram não conseguir ter equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional; 56% se concentram apenas na rotina e não usam o tempo para realizar seus próprios sonhos; e apenas 22% conseguem dedicar-se aos relacionamentos e à vida sexual. Um novo modelo de mulherAs frustrações e o desejo por um milagroso e longo dia de 25 horas são inevitáveis. O ideal de mulher perfeita passou da Amélia para a Mulher-Maravilha. Nenhuma delas deveria servir de exemplo, mas essa última gera mais angústia.

“Baseadas nessa expectativa irreal, as mulheres têm sempre a sensação de que deveriam aproveitar melhor o tempo para fazer mais por si, para a família ou pela sociedade”, explica a psicóloga clínica e psicanalista Sheila Skitnevsky-Finger, São Paulo.Na corrida contra o relógio, essa geração metida a heroína sacrifica até a hora de dormir do filho para passar um tempo com ele, espera a garotada pegar no sono para namorar de madrugada ou vira a noite estudando para dar uma guinada na carreira.Para piorar, entre um compromisso e outro, ainda precisa driblar conflitos emocionais que a colocam no papel de vilã e vítima, ao mesmo tempo. “A cobrança feminina das próprias atribuições é grande, elas se sentem na obrigação de cuidar de tudo.

Se não conseguem, ficam culpadas e preferem colocar os próprios interesses de lado para privilegiar seus outros papéis”, comenta Cristian Barbosa. A psicóloga Sheila coloca que a sensação de culpa e a autopunição ocorrem porque os interesses femininos mudaram, mas certos conceitos antigos, de tão enraizados, ainda comandam a nova mulher — sem que ela perceba.Prova disso é o que ocorre com a maternidade. As novas mamães têm anseios e preocupações que vão além dos cuidados com banho, alimentação, fraldas e a educação dos filhos. “Cabe a nossa geração encontrar novos valores e estratégias para conciliar todos os interesses”, propõe Sheila que, junto com uma amiga, divulga o conceito Mãe-Pessoa por meio de palestras e discussões em grupo.

O objetivo é mostrar às mulheres que é possível abandonar mitos e crenças, delegar funções, listar prioridades e dar atenção à pessoa por trás da figura materna, sem culpas. As dicas das especialistas são muito semelhantes às reunidas no livro Você, Dona do Seu Tempo. Como Ser Mais Produtiva e ter Mais Qualidade de Vida (Editora Gente), de Christian Barbosa, sobre as razões complexas que deixam o passar das horas mais angustiante para as mulheres.

Na palestra ou no livro, a conclusão é a mesma: ter uma agenda e disciplina é importante. Mas as pazes com os ponteiros – e com a própria consciência – dependerão muito mais da mudança de postura diante da crescente lista de compromissos. Confira o que fazer para se organizar e ganhar tempo.



Agenda: como usar?Cada mulher tem um estilo, mas algumas regras básicas podem ajudar a tornar essa ferramenta mais eficaz e tão útil quanto a nossa nécessaire:Crie o ritual de parar 20 minutos, no domingo, para anotar tudo o que você precisará fazer na semana; Na coluna da esquerda, marque seus compromissos (12h00: buscar as crianças na escola). Na da direita, as tarefas que precisa cumprir para isso (sair mais cedo do trabalho, colocar gasolina no carro, etc.);Lembre-se de suas prioridades (mais atenção aos filhos ou à carreira) e reserve mais tempo a elas. Também se preocupe com as metas. Se puder encaixar na rotina a tão adiada aula de inglês, programe-se já!; Nunca deixe as tarefas mais chatas e difíceis para o final do dia; De vez em quando, sacrifique alguns minutos da sua hora do almoço para fazer compras ou resolver um outro compromisso que ficaria para depois;Planeje até o melhor dia para se organizar: sexta-feira, para ver e-mails; sábado, fazer faxina; domingo, contabilidade...8 atitudes para sua rotina entrar em sincronia
1. Defina as suas metas para o futuro. Qual seu maior sonho? O que tem feito para conquistá-lo? Como você espera estar daqui a cinco anos? Para quem tem tanto a fazer no dia-a-dia, pensar nisso pode parecer perda de tempo. Não é. Quando descobre o que deseja de verdade, a mulher deixa de viver apenas em função da rotina. Os compromissos diários ganham novo sentido e mais atenção, porque, afinal, podem ajudá-la a chegar lá!2. Tenha uma agenda e faça um planejamento semanal. “Isso favorece uma visão mais abrangente das prioridades, permite prever eventuais urgências e ainda ajuda a focar o que é de fato importante (seja no campo pessoal ou profissional)”, explica Christian Barbosa. 3. Não fique com medo de assumir suas prioridades. A sinceridade é o melhor caminho para não ficar angustiada e nem sentir-se culpada. “Pense bem em tudo o que realmente quer e acredita e tente ser fiel ao que tem importância para você”, simplifica a psicóloga Sheila Skitnevsky-Finger.4. Respeite suas anotações e aprenda a fazer uma coisa de cada vez. De nada adianta marcar na agenda um horário para dedicar-se aos filhos, se você não se compromete a estar ali com eles por inteiro. 5. Reserve tempo para você. Isso inclui ir ao cabeleireiro, fazer check-up, estudar, se dedicar à carreira... “Sem esse investimento, você terá a sensação de que a vida está passando rápido demais, se anulará e sua auto-estimatambém ficará reduzida”, alerta Christian. Além disso, se você não estiver bem no papel de mulher, como se dedicará aos outros? Para a psicóloga Sheila, uma mãe relaxada e feliz é um ótimo exemplo para os filhos. “O que somos e fazemos, mais do que falamos, é o que realmente afeta a garotada”, alerta.6. Não seja tão radical com as regras. Se por alguma urgência você não conseguir cumprir todos os compromissos daquele dia, refaça a lista de prioridades para o dia seguinte. Mas, atenção, para não acumular tarefas, tenha bom senso e cancele o que for menos importante. 7. Ninguém é superpoderosa. Delegue funções. Pedir ajuda não é atestado de incompetência. Hoje em dia, é uma forma inteligente de dar conta do recado e não sobrecarregar ninguém. Mas seja clara ao solicitar o apoio que precisa. “As pessoas não têm obrigação de adivinhar”, lembra Sheila. 8. Esqueça os costumes e use a criatividade. Como? A psicóloga Sheila lembra da sugestão que deu para uma mãe aflita que precisava de um tempo com o marido: “Ela se lamentava por não poder sair de sábado, porque não tinha com quem deixar os filhos. Sugeri para que fossem passear durante a semana. Quem, afinal, determinou qual o melhor dia para se divertir?”. Para driblar a falta de tempo, a dica é pensar em alternativas aos padrões de conduta.



Essas e outras matérias você encontra na Dona & Cia, a nova revista da Editora Símbolo. Já nas bancas!

Nenhum comentário: