quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Comentário da jornalista Priscila Sérvulo em seu “Blog Nós Duas”, sobre o Mãe Pessoa

Escrito por Priscila Sérvulo - 20/06/2008 - 12:24
“Mãe Pessoa”

A primeira vez que vi esse nome achei um pouco estranho. Lembrei daquela outra expressão “amigo pessoal”. Agora, acho a idéia perfeita. É um conceito e tanto.
É o nome do Instituto e do trabalho desenvolvido pelas psicólogas Tânia Novinski Haberkorn e Sheila Skitnevsky-Finger, que já citei aqui no blog.
Fiquei curiosa e fui à primeira aula do curso “Desafios da Maternidade na Pós-Modernidade”. Serão apenas três aulas, o que já me parece pouco. Nesse tema, o que não falta é assunto, é polêmica, é dúvida, é vontade de acertar, de compreender e de ser compreendida.
E é muito bom discutir com outras mães e com profissionais - as psicólogas, também mães - essa novidade.
Com 1 ano e 11 meses na função, acredito que a maternidade seja uma das vivências mais complexas, apaixonantes e conflitantes da nossa trajetória.
Já conversamos aqui sobre as nossas descobertas gostosas, a nossa realização. Mas, nos comentários, um de nossos desafios já foi citado mais do que uma vez: conseguir equilibrar maternidade (tempo com os filhos, cuidados e pensamentos), com trabalho, lazer, marido, amizades, academia, salão de beleza... Enfim, viver essa Mãe Pessoa!
Antes de ter filho, acharia esse papo uma chatice. Mas antes de ter filho, eu sabia pouco – ou quase nada - sobre como é essa relação (e engatinho nas descobertas…). Afinal, quando nascem os filhos, é que nasce uma mãe, não é mesmo?
Nessa trajetória, sinto que ainda não consegui o equilíbrio entre todas as demandas. E imagino que o ideal, para nós e para nossos filhos, seja realmente a conciliação harmônica. É viver essa tal de Mãe Pessoa, em que também são consideradas as nossas próprias necessidades e desejos.Vocês também têm essa impressão? Será mesmo difícil conquistar esse equilíbrio? Alguém aí considera que já conseguiu?

Um comentário:

Edificarte disse...

bom dia..

parabéns pelo blogger..

quando der visite o meu

deixe recados..

abraços..