sábado, 21 de fevereiro de 2009

Desafios & Delícias de filhos e netos

Semana passada a MãePessoa foi convidada para dar um workshop para um público diferente: Os Avôs Pós-Modernos! Tivemos alguns desafios porque tanto eu como a Sheila ainda não somos avós; mas somos mães, netas e filhas da pós-modernidade. No fim foi tudo muito divertido e a gente achou uma delicia poder conversar com os avôs e bisavôs sobre esse tema que eles tem tanta experiencia!
Os estudiosos observaram que as crianças que tiveram os avós por perto cresceram mais felizes e os avôs brasileiros são muito mais presentes na vida dos netos do que em outros países.

Repasso aqui alguns pontos que foram abordados no workshop:

O que os avós podem oferecer para seus netos:

- amor sem o peso da responsabilidade de educar (responsa essa que é dos pais)
- manter a história e o legado da família – contando histórias familiares, que os pequenos adoram escutar
- identificação com os netos, e vice-versa: avós, por já não estarem na posição principal de educadores, conseguem se identificar e se relacionar com os sentimentos dos netos – portanto, contar-lhes histórias sobre sua própria infância, seu relacionamento com os próprios avós e pais, sobre seu tempo, permite à criança uma perspectiva transgeracional, histórica, além de contribuir para o desenvolvimento de sua própria identidade.
- para avôs, talvez a 1a oportunidade de curtir mais de perto o crescimento e desenvolvimento das crianças – por razões sócio-históricas, muitos avôs de hoje não participaram tanto como pais ontem
- manter o relacionamento dos membros da família – ponto em comum
- encontrar maneiras de reviver e reinventar antigas tradições familiares (festas , aniversários, ou costumes próprios da família)
- transmitir e providenciar proteção e segurança para os netos – especialmente em tempos de crises familiares.
- Contribuir para aumentar a auto-estima dos netos, ao se interessarem pessoalmente por eles, seus desafios, suas conquistas.

Conclusão: aproveite muito essa relação, invista, seja criativo e não deixe que os pequenos desafios sejam um obstáculo para essa relação tão importante.

Um comentário:

Anônimo disse...

[url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/ganardinero.jpg[/img][/url]
[b]Necesitas ganar dinero y no sabes que hacer[/b]
Hemos hallado la mejor guia en internet de como ganar dinero desde casa. Como fue de interes para nosotros, tambien les puede ser de interes para ustedes. No son unicamente metodos de ganar dinero con su pagina web, hay todo tipo de formas de ganar dinero en internet...
[b][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url]Te recomendamos entrar a [url=http://www.ganar-dinero-ya.com/]Ganar dinero desde casa[/url][url=http://www.ganar-dinero-ya.com][img]http://www.ganar-dinero-ya.com/dinero.jpg[/img][/url][/b]