sexta-feira, 22 de maio de 2009

A Solidão da Super Mammy

Ontem assistindo a mais um episódio da Super Nanny no GNT, me chamou a atenção a solidão da mãe dos dias de hoje. É certo que o seriado tem seu contexto cultural, mas depois de ver por quase uma hora essa mãe solteira com três filhos aplicar todos os métodos da Super Nanny nessas crianças, ficou claro como o problema vai muito além do que simplesmente reforçar as regras e colocar de castigo no cantinho.

Em uma situação o menino de uns 4 anos é colocado repetidamente na cama 98 vezes! Haja costas... e paciência. Mas a mãe reinforçada pela Nanny , certa de que essa é a melhor maneira de resolver essa situação, não desiste. A interação dela com as crianças é quase abusiva, quando ela perde a calma, ela grita e segura as crianças de maneira bem agressiva.  Mas tudo dentro de um contexto em que as crianças estão sendo treinadas e educadas para que a vida em família prossiga normalmente.

As duas meninas um pouco mais velhas também têm seus ataques e desafiam a mãe com suas desobediências e caprichos. Mas a Super Nanny esta lá e da o suporte para a mãe ser firme e persistente e colocar uma delas no canto várias vezes até que ela se rende pelo cansaço e obedece. Missão comprida. As crianças estão bem comportadas e a mãe sentindo que fez um bom trabalho.

Detalhe a Super Nanny também acha que a mãe, exausta e sem muita noção de como lidar com toda essa situação sozinha, não esta demonstrando afeto e empatia nas suas falas. Então temos uma boa demonstração de como a mãe deve elogiar os filhos e fazer cara de contente.

Em nenhum momento essa mãe tem ajuda de ninguém, faz tudo sozinha, cria, educa, da afeto, limpa, cozinha, leva na escola, leva para passear, enfim esta só no mundo com essas crianças. A única ajuda mesmo vem da Super Nanny que ensina ela truques para dar conta de tudo de uma forma mais harmoniosa e fazer cara de contente. 

Tania Novinsky 

4 comentários:

Priscila Sérvulo disse...

Oi Tania,
muito bom o comentário. Outro dia também parei na Supernanny - com minha pequena a tiracolo- e fiquei boba com os métodos aplicados. Além de toda a questão duvidosa da eficiência, considera todas as crianças iguais e como coisas, pois todas podem e devem ser treinadas e adestradas da mesma maneira.
Abaixo a Super Nanny e mais força e apoio para as Super Mammyies. beijos, Pri

Priscila Cavalcanti disse...

Oi, Tania. Adorei o post. Sim, essa solidão é verdade e o que é mais maluco é que parece que a sociedade acha natural... afinal, não é o papel da mãe, ser o TUDO na vida dos filhos? E quando ela não dá conta, como nos casos apresentados na Super Nanny, é tratada no programa como um problema a ser corrigido. Como bem disse minha xará Priscila Sérvulo, adestra-se a criança, treina-se a mãe. Estando todo mundo com cara de bonzinho, lá se vai ela, "praticamente perfeita", uma Mary Poppins que não faz mágica alguma.

soso disse...

muito triste,
tudo pelo comportamento. Exemplo de como se cria uma pessoa calcada só no falso self ou um espectral ( um ser que se sente fora do mundo humano, segundo Safra), tao comum hoje. Solidão da mãe, solidão da criança. A cama não pode ser um colinho pra criança, se a mãe nao sente que tem um colinho pra si, se precisa de uma super nanny é porque falta já o suporte do pai, da familia, da comunidade! Eta solidão, e parabens pela esperança que vcs estão dando pra estas maes e estas criancas

Mônica do Nascimento Eccheli disse...

Mônica Eccheli disse..
Tânia,
Adorei a sacada da Super Nanny.
Se vai tudo bem com os filhos nós mães não fizemos mais que a obrigação,se surge algum problema nós é que não estavamos atenta,a culpa sempre é da mãe.
Não é só a mãe que cria sozinha que sente solidão e dificuldades na educação com os filhos,somos e estamos sozinhas em muitas situações.A causa e efeito(que seria o limite)é bem difícil de ser dado e ele é dado através de muita repetição;e olha como repetimos...as mesmas coisas... todos os dias...
A ajuda do pai que passa o dia todo longe da criança muitas vezes dificulta ,se ambos não caminharem juntos na educação.
A exigência da Nanny é complicada,quando a criança chega nesse ponto de falta de limite ,desenvolveu pouco afeto,será necessário um resgate de tudo.