quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Mãe: Ser ou Não Ser

Boa tarde, gostaria de uma indicação de leitura. Tenho 35 anos ,10 de casada e me encontro em questionamento profundo sobre a escolha de ser ou não ser mãe. Já conversei com varias pessoas já pensei sozinha e não consigo saber se realmente quero ser mãe. Buscando alguns artigos sobre o tema encontrei o site de voces e gostaria de uma orientação sobre algum livro que aborde esse tema.
Atenciosamente,
Tessa

Querida Tessa, essa é realmente uma questão da pós-modernidade. Tudo é uma questão de escolha, inclusive ser ou não ser mãe. Existem muitos livros hoje que abordam esse tema. Podemos te indicar dois livros que fazem parte da nossa bibliografia e que recomendamos para as mães que fazem nossos cursos.

1)A Máscara da Maternidade

Criar filhos talvez seja a tarefa mais difícil que as mulheres realizam na vida. O papel de mãe é diferente, em grau e estilo, de qualquer outro papel desempenhado por uma mulher. Deixando de lado a questão do "instinto", a maternidade é algo em que as mulheres são impelidas a pôr todo o seu ser: corpo, alma, inteligência e espírito. Depois que a mulher se torna mãe, sua personalidade e suas relações afetivas nunca mais serão as mesmas - a presença da criança transforma completamente a visão que a mulher tem de si mesma, afeta o casamento e a vida do casal.
A autora, Susan Maushart, revela neste livro o quanto as mulheres estão despreparadas para a maternidade. Não só para a trabalheira insana, mas, sobretudo, para conflitos e transformações profundas que vêm junto com ela. Poucas mães mencionam a crise psíquica que envolve o nascimento do primeiro filho, o despertar de sentimentos enterrados há muito tempo sobre a própria mãe, a mistura de poder e impotência, a sensação de ser levada, por um lado, e de tocar novas potencialidades físicas e psíquicas, por outro.
A Máscara da Maternidade oferece uma visão realista dos bastidores do que é ser mãe hoje em dia - da gravidez e do parto ao malabarismo que é a vida das mães que trabalham fora.
Uma reflexão profunda que faz pensar que medos, frustrações e confusões dos primeiros tempos da maternidade não são prova de fracasso pessoal, mas do fracasso de expectativas extravagantes e de demandas conflitantes.
Autor(a): Susan Maushart
Páginas: 336
Editora: Melhoramentos

2) MAMÃE VAI TRABALHAR E VOLTA JÁ
Autora: Inês de Castro

Mamãe vai trabalhar e volta já - mostra que carreira e maternidade não precisam ser inimigas. Ao contrário - quando andam de mãos dadas fazem das mulheres vencedoras imbatíveis

Estes são livros que tentam mostrar os desafios que essa escolha acarreta na vida da mulher hoje em dia. Como todos os livros tem suas limitacões e generalizacões, voce vai ter que ler e usar seu filtro pessoal e usar o que serve para voce! Portanto são livros para começar a pensar nestas questões. Para indicar algo a mais, seria importante conhecer melhor quais as tuas questões específicas, que estão te causando dúvidas e conflitos. Conhecendo melhor, poderíamos te oferecer uma orientação mais direcionada. Neste sentido, estamos à sua disposição, caso queira marcar uma entrevista.
Para o teu conhecimento, abaixo descrevemos nossas formas de trabalho:

MODALIDADES

Psicoterapia: individual, de casal e de família, para quem precisa de um atendimento personalizado de ponta a ponta. Utilizamos um enfoque psicanalítico, e quando necessário, com módulos de psicoterapia breve e focal.
Orientação para pais – seja sobre questões referentes ao trato, cuidado, e educação dos filhos, seja sobre o desenvolvimento pessoal dos pais.
Coaching – temático, tal como estratégias para a vida profissional ou artística, educação, relacionamento pós-filhos, desafios da pós-modernidade, e outros; pontuais, que visam desenvolver questões específicas de cada um. O coaching temático é composto por 5 encontros, com valor pré-estabelecido; o coaching pontual depende do contrato estabelecido entre as partes.
• Grupos temáticos vivencias:
 In Company – em empresas
 In House – em clínicas, clubes, escolas e outros estabelecimentos particulares

Esperamos ter contribuído com as tuas questões, e ficaremos à tua disposição para mais informações, está bem?
Grande abraço,
Sheila & Tania

INSTITUTO MÃE PESSOA
Site: www.maepessoa.com.br
E-mail: contato@maepessoa.com.br
Blog: http://maepessoa.blogspot.com/
Telefone:(11) 3804-3167

Nenhum comentário: