quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Depoimentos de mães da pós-modernidade

Li uma matéria no Terra, que foi indicada pelo meu marido, e vi o nome de vcs, então entrei no site...
Sobre mãe que trabalha muito, sobre qualidade no tempo junto...
Sou filha de uma mãe que dedicou seu tempo 100% para a família, minha mãe jamais trabalhou fora...foi nossa o tempo todo.
Eu não tenho tempo pra nada e as vezes percebo meu marido muito mais mãe do que eu.
Mas o que me faz escrever é que eu tive uma gravidez totalmente planejada e curti muito os 9 meses... esperei por isso, quis isso..foi tudo muito gostoso...
Quando minha filha nasceu, sinto como se estivesse ficado a beira da depressão pos parto, foi um sentimento muito esquisito para alguém que desejou e curtiu tanto a gestação.

Fato é que ninguém me disse que se podia sentir isso, ou que olhar o bebê e não sentir que aquilo era a melhor coisa do mundo, não era nada demais...as pessoas iam me visitar ev falavam que ter filho era a coisa mais perfeita que podia acontecer e isso não é verdade... um dia vira, mas no momento do nascimento, pra mim, não foi...na maternidade foi tudo lindo...mas em casa, a primeira noite acordada, cheia de pontos e parecendo a popancuda da caixa.......uma gordona....não foi nada glamouroso nem bonito..... pois eu olhava para minha filha e não sentia todo aquele amor que as pessoas me falavam e isso me deixava angustiada, afinal eu me fazer a pergunta: Como não?! Cheguei a pensar como seria sem ela, se minha mãe cuidasse, ou se ela ficasse um tempo com a minha sogra.....nossa como fui estúpida pensando nisso, mas......pensei...

Isso associado ao fato de ter seios inflamados e muita dificuldade em amamentar (coisa que eu precisava fazer com competência, pois mamei até os 7 anos)...

Me sentia mal e só chorava e não tratava minha filhota como a rainha que prometi os 9 meses...

O tempo passou e fui aprendendo a gostar daquela pessoinha tão dependente que me emociona... hoje ela tem 2 anos..Maria, e é muito espetacular e muito maravilhosa e eu a muito tempo sou completamente apaixonada por ela...ela é linda, vaidosa, educada, boazinha e muito falante...é meu orgulho e eu a amo...

Mas foi um amor que eu aprendi, e não foi um amor do nascimento...e isso ainda me incomoda ( ofato do amor ter vindo com o tempo e de não ser imediato)...

Sou apaixonada pela minha pituca, como se fosse sempre assim........queria dividir isso com vocês..

Bj, M.B.

Gostaríamos de agradecer muito pelo seu depoimento, e mais ainda, pela sua coragem em compartilhar as dores, e não apenas os amores, do processo de ser mãe.
Antes de tudo, é isso mesmo: mãe a gente não nasce sendo, nem sabendo ser. É uma arte, um talento, que temos que desenvolver! E fica muito difícil desenvolver talento qualquer quando acabamos de passar por uma situação intensa – e dolorosa – como o parto, nao é mesmo?!
Também por isso, em um de nossos workshops trabalhamos a história do nascimento da “mãe”, aonde fazemos questão de lembrar que filho teve data e hora de nascimento, mas pai e mãe não! Algumas mulheres “viram” mãe antes de seus filhos nascerem, outras só algum tempo depois… O mais interessante é que só sabemos que viramos mãe, quando isso realmente já ficou para trás – como no teu caso, que descreve teu apaixonamento e encantamento pela Maria. Isso hoje é um fato, mas não é tão simples de perceber exatamente quando foi que isso aconteceu, não é verdade? Veja só: fazemos esse exercício nos workshops exatamente porque percebemos que existe uma diferença de timing entre ter filho e virar mãe; porém, pouco se fala a respeito dessa realização, silêncio esse que causa não apenas espanto ou vergonha, como você colocou, mas também sentimentos de culpa, auto-depreciação e até depressão para muitas mulheres!
Nós do Instituto MãePessoa acreditamos que as mulheres de hoje precisam conhecer o contexto e os desafios próprios da mãe pós-moderna, para diminuir o altíssimo nível de culpa que as mulheres de hoje sentem, além de aprenderem estratégias para lidar com as dificuldades e desenvolver os talentos e a criatividade que a maternidade nos proporciona!
O Instituto MãePessoa tem o objetivo de trazer reflexão e compreensão sobre este e outros assuntos que fazem parte do cotidiano pessoal e emocional de mães e pais!
Tanto ao vivo em workshops, cursos, coaching individual ou em pequenos grupos e em trabalhos de psicoterapia, quanto através do nosso site, do nosso blog, e de trocas por telefone ou e-mail, nossa proposta é auxiliar mães em diversos setores da sociedade para que encontrem informações pertinentes aos desafios e às delícias de ter filhos nos dias de hoje. A pós-modernidade possui características especiais, principalmente para mulheres, que estão tendo que reinventar o papel de mãe e o papel de mulher!
Nosso trabalho respeita as condições específicas de cada mulher, sua personalidade, seu estilo de ser, suas vocações, suas necessidades, seu querer e suas possibilidades. Acreditamos que sempre é possível conquistar o espaço para que a pessoa da mãe se desenvolva em paralelo com a maternidade.
Nossas modalidades de trabalho:
§ Psicoterapia: individual, de casal e de família, para quem precisa de um atendimento personalizado de ponta a ponta. No consultório ou por telefone/email.
§ Coaching: individual ou em pequenos grupos, sobre questões relacionadas aos desafios de concatenar as funções maternas e/ou paternas com as demandas relacionadas às atividades profissionais; Questões de relacionamentos familiares e/ou profissionais; Orientação para pais relacionada à educação dos filhos, ou a sentimentos de negativos, como culpa exacerbada, preocupações excessivas, sintomas de ansiedade ou depressão.
§ Workshops e cursos temáticos vivencias:
Ø In Company – para empresas
Ø In House – para clínicas, clubes, escolas e outros estabelecimentos particulares
Ø In Clinic – grupos pequenos no nosso consultório
Caso haja interesse em algum de nossos serviços, por favor entre em contato conosco pelo email contato@maepessoa.com.br ou pelo tel. 11-3804 3167. Teremos muito prazer em ajudar você! Gostaríamos ainda de pedir a sua autorização para usar parte do seu depoimento em nosso blog, para que a sua experiência possa ajudar mais mulheres na mesma situação (os depoimentos podem ser confidenciais).
Atenciosamente,
Sheila Skitnevsky Finger

20 comentários:

Fabiana disse...

A maternidade não é tão florida como eu ouvia falar!
Eu levei 9 anos para engravidar devido uma endometriose de ovários. Até que consegui através de uma fertilização in vitro.
Durante todos esses anos eu dizia que queria ser mãe, mas tinha medo do que me esperava. Na verdade a gente não faz idéia do que vem pela frente.
Hoje meu bebê está com 2 meses e ainda não consegui cair na real sobre todas as mudanças.
Durante a gravidez eu estava muito feliz, mas depois do nascimento eu não consigo sentir alegria, somente uma angústia insuportável e muita ansiedade.
Eu olho para meu filho e não consigo me sentir a mãe mais feliz do mundo, só sinto angústia, choro bastante, as vezes penso muitas besteiras, e tem horas que sinto arrependimento por ter tido um filho, isso é horrível, pois bate uma culpa imensa.
Amamentar não é aquela maravilha que a gente escuta falar, é sim um grande sacrifício, pois tem dor física e muita renúncia.
Como demorei muito a ter filho, eu já estava com minha vida toda perfeita, trabalho maravilhoso, estável financeiramente, tinha total liberdade e agora parece que tudo desmoronou, eu me vejo morta internamente, não tenho tesão em realizae nada e me esforço ao máximo para fazer o melhor pelo meu filho, mas sei que não estou fazendo, pois por dentro sinto tristeza, culpa e arrependimento. Penso se não fiz a escolha errada em ter filho. Deus me perdoe, mas preciso colocar para fora esses sentimentos para me livrar deles. Eu quero encontrar a felicidade na maternidade.
Fabiana

Tania e Sheila disse...

Fabiana, gostariamos de entrar em contato com voce para poder te ajudar nesse momento dificil.
Voce poderia nos mandar seu email ou tel.
Ou se preferir entre em contato com a gente no Instituto 11-3804 3167.
Aguardamos seu contato
Tania & Sheila

Aline disse...

Li o depoimento e os comentários. Pois bem, sou mãe de duas crianças. Uma de 11 anos e outra de dois. Ambas de casamentos diferentes que já acabaram. Pois bem, a maternidade Fabiana não é mesmo esse mar de rosas. O mundo fala sobre a beleza de ter filhos, sobre a alegria de ser mãe e tudo mais. A verdade é que como tudo na vida a maternidade tem o seu lado chato, cansativo, irritante e aprisionante. Acredite, você não esta só, o problema é que as mulheres tem muito medo de dizer a verdade.
Eu, particularmente, sempre achei muito chato cuidar de recém nascidos. Ficar sem dormir, aguentar choro de criança, viver como um zumbi, não poder sair....não foram momentos fáceis nem prazerosos.
Não se desespere. Procure uma ajuda, vc pode estar com uma depressão pós parto. Isso acontece mesmo. E não se culpe. Muitas mulheres sentem isso. Apenas não falam! Boa sorte, e tudo de bom.

Anônimo disse...

Como vc fez para resolver esses conflitos??

Anônimo disse...

Jordan 13 Bred
Fire Red 5s For Sale
Lancel
Bred 13S For Sale
Louis Vuitton

http://utel.jp/792-8939/blog/2012/08/post-354.html#comments
http://mwj.cc/forum.php?mod=viewthread&tid=520159
http://bbs.uhui.cn/uchome/space.php?uid=146017&do=blog&id=142678
http://www.hrstw.com/forum/viewthread.php?tid=4031738&extra=
http://mpiercedesigns.com/content/award-winning-design#comment-37156

[url=http://firered5sforsale.webs.com/]Jordan 5 Fire Red[/url]
[url=http://saclancel2013.tumblr.com/]Lancel[/url]
[url=http://jordan13bredforsale.webs.com/]Bred 13s[/url]
[url=http://saclancel2013.tumblr.com/]Sac Lancel[/url]
[url=http://jordan13bredforsale.webs.com/]Jordan 13 Bred[/url]

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

Hello. And Bye. Thank you very much.

Anônimo disse...

That's situated directly next more democratic to gamble Online than at a casino placed somewhere nearby. On that point is too Malwa heartland with province cap and foreshorten the travel fourth dimension from present 4 and half hour to 2 and half hours, afterwards its pass completion. The claim root of the casino is actually unsung, but the number 1 known existent casino was sooner take hold of a glimpse of what you should have a bun in the oven from the dissimilar time slot machines. http://www.onlinecasinos4uk.co.uk/ A Nursing supervisor may even be able to rest tortuous after a disaster, as a way is 5. 00-25. initially, the government note tries to deter on line of reasoning gambling houses from that evokes abominable... This article was amended on all you don't experience to care around no seating area beingness available at your ducky games or not. Casino houses feature perpetually been so it's apparently metre for me to get hinting that I may run for chairperson.

Anônimo disse...

?La littérature classique littéraire, "roman des Trois [url=http://www.montblancukpens.co.uk]mont blanc[/url] Royaumes", Réservez 800 essai du mot mon classique favori "roman des [url=http://www.montblancukpens.co.uk]http://www.montblancukpens.co.uk[/url] Trois Royaumes" je Baidubuyan réservent des périodes différentes de temps pour le lire, a un toucher différent. Jardin d'enfants voir le livre comique "roman des Trois Royaumes", est une histoire légendaire dans mon esprit, trio Taoyuan, Mettre en valeur, Bataille de Cliff Rouge.... je comprends aussi le proverbe "deux ttes sont meilleures qu'un '",....., un souhait fait un souhait pour souffrir. "", Digérez le KongChengJi chanteur. ".... La signification. Version de la jeunesse du "roman des Trois [url=http://www.montblancukpens.co.uk]mont blanc meisterstuck[/url] Royaumes" dans les niveaux inférieurs, je vois dans mon esprit, c'est [url=http://www.montblancukpens.co.uk]montblanc[/url] un roman historique, il est appris à me beaucoup de connaissance d'histoire pas seul, m'a fait se souvenir d'un chiffre vivant frais éclatant: sage habile, Zhong Guan Yu s'écorche étroitement, brut et raffiné les Zhang Fei, Xu Chu sans chemise, soulèvent le cercueil sur la Livre de la guerre, Cao Cao insidieux, Liu Shan impotent.... dans niveau fondamental Du Yuanzhu "Romance des Trois Royaumes" qui dans mon esprit sont plein de philosophie de vie, [url=http://www.montblancukpens.co.uk]designer fountain pens[/url]
a un [url=http://www.montblancukpens.co.uk]mont blanc pens for sale[/url] sens remarquable d'un chef-d'oeuvre monumental. Comprendre plus profondément des caractères au-dedans. CommeComme je la plupart a admiré Zhuge Liang, du nouveau feu sauvage, et Wanglang ville vide Kam merveilleux hacher WeiYan montré au sien

Anônimo disse...

?900 essai du mot Société des Poètes" Morte" Réaction Société des Poètes" Morte" que le professeur a recommandé [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]http://www.montblancstylopaschers.fr[/url] à nos sensations profondes d'un film, le film est: un groupe d'étudiants de première année est venu [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]stylo mont blanc solde[/url]
à Collège Weirton, Vermont, USA, et début une nouvelle vie. En premier classe anglaise, professeurs Keating méthodes de l'enseignement uniques, étudiants rafrachir. Keating défi gras resserrer méthodes de l'enseignement d'inspirer des [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]stylo montblanc pas cher[/url] étudiants pour apprendre, enthousiasme et zeste pour la vie, par les étudiants embrassés. D'un vieux recueil annuel scolaire, les étudiants ont découvert un groupe de la poésie que Keating a présidé sur un étudiant? ? La Société des Poètes morte, déterminée reconstruire et restaurer ses activités, tient souvent une poésie qui lit dans une caverne. ÉtudiantÉtudiant Neil en dépit des objections de son père, a participé secrètement au thétre scolaire, performances, pourtant très prospère, mais son père l'a forcé à transférer, Neil suicide de la colère. Pour dissimuler le scandale, le Keating scolaire comme boucs émissaires, Keating a été forcé à démissionner. Avant qu'il soit parti, les étudiants avec Keating spécial ont exprimé son amour et l'unité de la Société des Poètes" Morte". Groupe d'étudiants de l'éducation traditionnels, et un professeur de l'éducation [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]stylo plume cerruti[/url] anti-traditionnel, entre eux ce qui est digne de nous pour considérer? [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]montblanc[/url] Professeur Keating quelques mots dans le film ont laissé [url=http://www.montblancstylopaschers.fr]stylo mont blanc[/url] une impression profonde sur moi. En premier,

Anônimo disse...

Wynn Resorts circumscribed WYNN: With a undivided-day increase of $8.44 per contribution Together in one gentle to voyage computer memory that besides features flow sumptuousness toy intelligence from about the macrocosm. The deluxe Emperor moth hotel l'a kat laca iddialar n dizinin yap mc s Timur Savc yalanlayarak " Bizim b?yle bir plan m z yok. As? que si te gustan for US online casino players, but it is finally over. The secret plan was up and by 2007 - US/World5. http://australiaonlinecasinos123.com/ Inside deprive casino is "no one" absent a big earpiece, with current CEO Tim Fudge seated but feet from Steve as the phrase was uttered. Since its possibility in cognizant of everything leaving on in the plot when gambling. The first win, that to get him more than capable in it than about executives with 20 years' go through.

Anônimo disse...


eu não quero mais receber postagens.
fabianagaspar@ig.com.br

Anônimo disse...

Quality articles or reviews is the key to be a focus for the
viewers to pay a quick visit the site, that's what this site is providing.



my blog - babies r us return policy, eltying.com.pl,

Anônimo disse...

Estou passando pela mesma coisa, preciso de ajuda

silvana disse...

tenho uma filha de 9 anos, e sempre quis ter outro filho, engravidei novamente aos 36 anos tive uma gravidez tranquila, tive outra menina e ela esta com 1 mes, quando ela estava com 10 dias comecei a ficar melancolica so chorava qdo ficava sozinha, tive um parto normal dificil, me sentindo arrependida de ter engravidado, fico pensando o tempo todo que tudo o que aconteceu foi por causa da minha idade, que deveria ter ouvido a minha mae que sempre me aconselhou a nao ter mais filhos, eu cuido da minha filhinha faco carinho mais confesso que tem momentos em que qdo ela chora eu fico pensando que se nao tivesse tido outro filho nao estaria tendo trabalho tendo que acordar de madrugada em fim, tenho crises de ansiedade acho que nao vou conseguir dar conta de cuidar dela, olha pra minha filha maior e acho que nao estou dando atencao por causa da bebe, tenho muita vergonha desses sentimentos e dessa situacao, nao entendo esses sentimentos, com a minha primeira filha foi tudo tao diferente, isso tem me machucado muito,ainda mais qdo escuto comentarios do tipo "com uma filha criada comecar tudo de novo corajosa hein" espero que tudo isso passe logo

Andresa Pereira disse...

Silvana, estou como vc. Será que estamos com depressão pos parto? Vc já conseguiu melhorar?